Conheça Tina: a atendente virtual que facilita o acesso a serviços em Colatina

Colatina Inova com Atendente Virtual Tina no Site da Prefeitura

A Prefeitura de Colatina, em parceria com o SENAI-ES por meio do FindesLab, lançou a atendente virtual Tina, que agora atende os cidadãos no site oficial da administração municipal (www.colatina.es.gov.br). A novidade surgiu como resultado da 1ª Edição do InovaLAB, um processo de inovação aberta que busca integrar tecnologia e soluções inovadoras aos serviços municipais.

Agora, os cidadãos colatinenses podem acessar informações de forma rápida e eficiente, utilizando a tecnologia de Chatbot implementada no site. No canto inferior direito da página, a atendente virtual Tina simula uma conversa humana para ajudar os usuários a encontrar as informações que precisam de maneira simples e intuitiva.

Funcionalidades Disponíveis

Tina facilita o acesso a diversos serviços públicos. Por exemplo, entre as funcionalidades oferecidas pela atendente virtual estão:

  • Contatos das secretarias: informações como números de telefone e e-mails de contato das secretarias municipais.
  • Emissão de documentos: possibilita a emissão de documentos como IPTU, certidões e outras taxas municipais.
  • Licitações: permite a consulta de oportunidades de licitação disponíveis na cidade.
  • Requerimentos: oferece acesso a formulários e requerimentos específicos.
  • Agenda cultural: informa sobre eventos e atividades culturais em Colatina.

Além disso, a startup S3ND, de Curitiba, desenvolveu a solução. Ela participou da 1ª Edição do InovaLAB, respondendo aos desafios propostos pela Prefeitura de Colatina para modernizar e agilizar o atendimento ao público.

Parceria Inédita

Simone Mitre, secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, ressaltou a importância da parceria com o FindesLab. Segundo ela, essa parceria coloca Colatina como a primeira cidade brasileira fora de uma região metropolitana a ter um edital próprio de inovação aberta. Na segunda etapa do InovaLAB, lançada em janeiro de 2024, a prefeitura propôs sete novos desafios de inovação. Dessa forma, cada projeto aprovado receberá até R$ 40 mil em recursos financeiros para o desenvolvimento,” destacou Simone.

Com a implementação da atendente virtual Tina, a Prefeitura de Colatina avança na digitalização dos serviços públicos. Portanto, a iniciativa demonstra como a inovação pode melhorar a eficiência do atendimento e a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. A expectativa é continuar implementando novos projetos de tecnologia e inovação na cidade, proporcionando, assim, mais benefícios para a população.

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA

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